Projeto “Cultura que Canta – Fortalecimento das Bandas Musicais de Imbaú” obteve nota 86,7 em análise de mérito do programa estadual.
O município de Imbaú comemora uma importante conquista para a área cultural. O projeto “Cultura que Canta – Fortalecimento das Bandas Musicais de Imbaú” foi aprovado com uma nota de 86,7 no Resultado Preliminar de Análise de Mérito das transferências Fundo a Fundo do Programa Apoio aos Municípios Criativos do Paraná. A iniciativa, que garantirá um investimento de aproximadamente R$ 236 mil ao município, foi divulgada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC).
O recurso, que deve ser transferido via Fundo Municipal de Cultura, tem previsão de liberação ainda em 2025, para que a execução e os investimentos ocorram ao longo de 2026. O foco do projeto é o fortalecimento e a qualificação das bandas marciais e fanfarras do município, contemplando a compra de instrumentos, uniformes, materiais e a promoção de atividades formativas.
A secretária municipal de Turismo e Cultura, Joelma de Assis, comemorou o resultado e ressaltou a complexidade do trabalho. “Foi um projeto bem elaborado e difícil de montar, exigindo um grande empenho da nossa equipe. A nota alta na análise de mérito, 86,7, significa que todo esforço foi válido. Agora aguardamos ansiosos a confirmação e a liberação do recurso para colocarmos em prática ações que vão transformar a realidade cultural de nossas bandas”, afirmou.
O Programa Apoio aos Municípios Criativos do Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado que visa fomentar e descentralizar as ações culturais, incentivando a elaboração de projetos municipais robustos e alinhados com as diretrizes estaduais.
Confira o Resultado:
O resultado preliminar completo, com a lista de todos os municípios e projetos aprovados, pode ser consultado no site oficial da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC): https://www.cultura.pr.gov.br/Noticia/SEEC-divulga-resultado-da-etapa-de-analise-de-merito-das-transferencias-Fundo-Fundo-de
Próximos Passos:
Com a publicação do resultado preliminar, inicia-se agora o período de recursos. Após a finalização dessa etapa e a publicação do resultado definitivo, o Estado procederá com a formalização da transferência dos recursos para o Fundo Municipal de Cultura de Imbaú, viabilizando o tão aguardado investimento na cultura local.