Na última terça-feira (09), o município de Imbaú deu um importante passo rumo ao fortalecimento da agricultura familiar e da logística regional com a realização de uma reunião estratégica entre representantes do CEASA de (Central de Abastecimento) e SEAB( Ponta Grossa).
Participaram do encontro o diretor técnico do CEASA, Antônio Leonardecz, e o representante regional da SEAB, Marcelo Hupalo, com o objetivo de discutir a implantação de um entreposto de hortifrutigranjeiros em Imbaú, que atenderá não apenas os produtores locais, mas também agricultores de toda a região.
A proposta é criar uma estrutura que possibilite a centralização da coleta, classificação e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros, permitindo que os produtores possam realizar a entrega de seus produtos nesse entreposto, que então direcionará os alimentos para os principais mercados do estado, como os CEASAs de Curitiba, Londrina e Maringá.
Esse foi o primeiro encontro oficial sobre o tema, e os próximos passos envolvem uma análise por parte da Secretaria de Agricultura do Estado para viabilizar a construção do barracão com estrutura pré-moldada, bem como a aquisição de equipamentos e maquinários necessários para a triagem e classificação dos produtos.
A prefeita reforçou a importância estratégica da localização de Imbaú, situado às margens da BR-376, afirmando que “Imbaú é hoje a esquina do Desenvolvimento do Paraná”, para destacar o potencial logístico e de integração regional do município.
O entreposto será mais um passo concreto na valorização da agricultura familiar, no incentivo à produção local e na ampliação das oportunidades para os produtores da região, promovendo desenvolvimento econômico sustentável e fortalecimento da cadeia produtiva do campo.